Tarde de espiritualidade

Tarde de espiritualidade

postado em: Notícias | 0

Uma vez por mês realizamos a nossa tarde de espiritualidade. E dessa vez contamos com a presença do Pe. André Luis de Oliveira, atual coordenador dos presbíteros de Londrina e pároco da paróquia Nossa Senhora da Paz de Ibiporã, no dia 26 de Outubro.

O padre aproveitou o momento inicial para conhecer um pouquinho mais da cada seminarista e em seguida nos introduziu no assunto, que foi um resumo do ENP (encontro nacional de presbíteros). Ao longo da tarde o padre nos levou a refletir sobre o chamado de Deus, nos dizendo que todos somos escolhidos por Ele, e que esse convite de Deus implica em uma opção em nossa vida. Deus nos convidou, mas cabe a nós darmos resposta a esse chamado do Senhor, e que ao optarmos por Ele, devemos ter a mesma escolha que a d’Ele, a opção preferencial pelos mais pobres. E que por essa preferência iremos passar por provações em nossa caminhada. O padre também nos apontou sobre o risco que corremos com o “fui escolhido”, e a partir disso cairmos na vaidade de que fomos chamados porque somos melhores, não é isso! Toda vocação brota da misericórdia de Deus.

Em um segundo momento escutamos sobre a partilha em si do ENP (encontro nacional de presbíteros), onde compreendemos que a nossa identidade está na entrega de nossas vidas. “Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, tu te salvarás a ti mesmo e aos que te ouvirem” (I Tm 4,15-16). Para bem vivermos esse entrega ao Senhor, é necessário que cuidemos de nossas vidas, em todos os aspectos, desde o espiritual até mesmo a dimensão física. Não podemos cuidar bem dos outros se não cuidamos bem de nós.

Para nós essa tarde foi muito especial tendo a presença do Padre André representando todos os padres de nossa arquidiocese, esperamos que mais vezes isso possa se repetir, para que no convívio com nossos futuros irmãos de presbitério, na unidade possamos ser pastores segundo o coração de Deus.

Deixe uma resposta