IX Interprovincial de Seminaristas

IX Interprovincial de Seminaristas

postado em: Fotos, Notícias | 0

O IX Interprovincial de Seminaristas, encontro anual que reúne todos os seminaristas das províncias de Londrina e Maringá, foi realizado no dia 7 de setembro, no Seminário Filosófico Nossa Senhora da Glória, em Maringá.

O encontro teve início com um café de recepção às 8:30, nele os seminaristas puderam interagir entre si, conhecendo formandos de outras dioceses, e reencontrando os que já eram conhecidos, foi um momento bastante fraterno.

Logo após o café, todos se dirigiram ao auditório São João Paulo II para entoarmos o Hino da Independência DO Brasil, que foi seguido por uma palestra do reitor do seminário teológico de Umuarama padre Claudemir Caprioli sobre o “Dom da Vocação Presbiteral”, tema baseado na nova Ratio Fundamentalis emitida por Roma sobre a formação presbiteral.

Em sua palestra o reitor de Umuarama enfatizou o chamado como uma história construída entre Deus e o jovem, que veio de uma família, de uma comunidade, do meio da sociedade, para responder a esse verdadeiro presente de Deus que é a vocação presbiteral. Lembrar disso é importante pois tira aquela impressão de que o padre cai do céu, mas nos lembra que ele é um ser humano como cada um de nós, embora tenha esse chamado sublime.

Após a palestra houve a celebração da Santa Missa presidida por nosso Arcebispo, dom Geremias Steinmetz, que em sua homilia recordou a dimensão apostólica da vocação, remetendo Jesus como o formador dos discípulos.

O almoço foi alegre e com bastante interação entre as dioceses, como pedido pelos bispos, especialmente dom Manuel, bispo de Cornélio Procópio. Ao fim do almoço foi feito um sorteio de brindes e um show de prêmios.

O Encontro terminou com um torneio de esportes entre as dioceses, com as modalidades Truco, Futebol e Vôlei, e felizmente a arquidiocese de Londrina ganhou no Vôlei e participou do time vencedor de Futebol!

Foi uma grande alegria conhecer melhor as outras dioceses, e nos sentimos muito bem acolhidos em Maringá, Deus os abençoe!

 

Deixe uma resposta