Mês Vocacional

Mês Vocacional

 

mes_vocacional

No mês de agosto celebramos o mês pelas vocações. Ele foi instituído em 1981 na 19ª Assembleia Geral da CNBB com o objetivo de conscientizar às comunidades do seu papel fundamental no processo vocacional.

Cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma vocação.

No Primeiro Domingo celebra-se a vocação ao sacerdócio e aos ministérios ordenados. Ele foi escolhido por estar entre o dia 4, onde comemora o dia de São João Maria Vianney, patrono dos padres, e o dia 10, onde comemora o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos. Neste domingo, as comunidades são convidadas a refletirem a vocação dos padres e diáconos, onde se aprende um pouco mais sobre o a vida ordenada nos diversos carismas.

No Segundo Domingo celebra-se a vocação ao matrimônio e, devido a uma antiga tradição brasileira, comemora o dia dos Pais. Também inicia a Semana Nacional da Família, onde se tem diversas atividades para as famílias. Este domingo leva as comunidades a refletirem a vocação à família através do matrimônio.

No Terceiro Domingo celebra-se a vocação a vida religiosa. Este domingo as comunidades são convidadas a refletirem sobre a vida dos religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, que vivem em congregações, institutos de vida apostólica e nas novas comunidades.

No Quarto domingo celebra-se a vocação dos leigos na Igreja e o dia do Catequista. Esse domingo leva a comunidade a refletir sobre a importância da participação dos leigos nos diversos Ministérios e Pastorais da Igreja, e da vida pública.

Este mês é muito importante na vida das comunidades, pois levam elas a refletirem o processo vocacional. As comunidades são as principais conselheiras dos jovens, elas têm o papel de apresentar essas vocações a eles e ajudarem na decisão deles.

Em entrevista ao site da CNBB, Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, ressalta o papel da comunidade no processo vocacional: “Urge apresentar aos jovens e adolescentes os distintos caminhos do serviço do Senhor e do seu Reino: como leigos engajados nos diversos âmbitos da vida social; casados que assumem o compromisso do matrimônio; consagrados por causa do Reino dos Céus; e ministros ordenados a serviço do povo, nas diversas comunidades de fé”.

Devemos lembrar que todos somos também chamados a uma única vocação: a Vocação à Santidade. Rezemos pelas vocações e pelos jovens que estão no caminho da escolha de sua vocação.

Texto: Lucas Emanuel

Fontes:

http://www.a12.com/jovens-de-maria/noticias/detalhes/por-que-agosto-e-o-mes-vocacional

https://blog.cancaonova.com/vocacional/agosto-mes-das-vocacoes/

Deixe uma resposta