Ordenações diaconais

Ordenações diaconais

postado em: Fotos, Notícias | 0

Com a graça de Deus foram ordenados 3 novos diáconos recentemente em nossa arquidiocese. São eles: Diác. Josias Romero, Diác. Djohn Denis e Diác. Dirceu Jr. dos Reis. Cada ordenação aconteceu de forma individual, nas cidades de Sertanópolis, Florestópolis e Alvorada do Sul.

Encontramos a base do diaconato em Atos dos Apóstolos, com a necessidade da Igreja primitiva de atender aos pobres e as viúvas (At 6,1-6) e sua função vem da palavra grega diakonia, que quer dizer serviço. Na sua essência o diaconato é um serviço, preferencialmente ao mais pobres e necessitados. E com grande alegria que tivemos essas três ordenações em nossa arquidiocese.

A primeira delas aconteceu em Sertanópolis na paróquia Santa Terezinha no dia 20 de Abril às 19h30. O Bispo ordenante foi Dom Aparecido Donizete de Souza, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre. Um fato marcante foi o testemunho no final da celebração do Pároco Toninho, que demostrou toda gratidão ao Diác. Josias e destacou o carisma dele, onde em tão pouco tempo conquistou o coração daquela comunidade. O Diác. Josias faz seu ano de estágio pastoral em Sertanópolis. E como lema de sua ordenação escolheu Lc 22,27 “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve”.

DSC_0247

No dia seguinte (21) estivemos em Florestópolis, para a ordenação do diác. Djohn na Paróquia São João Batista às 19h. O diác. Djohn é natural da cidade, e teve a graça de ser ordenado em sua comunidade. A convite do diácono, foi convidado o bispo de Cornélio Procópio e atual administrador apostólico de nossa arquidiocese, Dom Manoel. Em sua homilia Dom Manoel se referindo ao diácono, mas não somente a ele, falou que devemos ter a mesma opção que Deus tem, a do serviço aos mais pobres e necessitados. “Deus ama a todos, mas como aquela mãe que tem 10 filhos e tem um que é mais frágil, a ele se dedica com mais atenção, por conta de sua necessidade. Assim também é Deus, Ele ama a todos nós, mas tem um carinho especial pelos mais necessitados, daqueles que precisam de mais atenção”. O diác. Djohn escolheu como lema de sua ordenação “Em tudo amar e servir” de Santo Inácio de Loyola.

DSC_0352

E por fim a última ordenação aconteceu em Alvorada do Sul no dia 12 de Maio às 19h30. Com a presença do Cardeal Dom Geraldo Majella, a convite do diác. Dirceu. Seu lema de ordenação foi “Tu Senhor, és a minha esperança e minha confiança desde a minha juventude” (Sl 71,5). A escolha da comunidade tem a ver com o tempo que o diácono fez de pastoral na comunidade enquanto seminarista, no qual foi um tempo que marcou a todos. E por isso foi acolhido com grande alegria pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e também com a presença de outras comunidades em sua ordenação. Em seu discurso no final da celebração, ele agradeceu a todos e de modo especial a sua família, formadores e também aos padres que o ajudaram e ajudam em sua caminhada vocacional.

DSC_0041

Neste ano mariano em nosso país, pedimos a Nossa Senhora Aparecida pela vida dos novos diáconos em nossa arquidiocese, e que com o auxílio do Espírito Santo eles continuem fiéis ao chamado que Deus os fez.

Confira mais fotos abaixo:

Deixe uma resposta