Ecumenismo e Semana de Oração pela Unidade Cristã

Ecumenismo e Semana de Oração pela Unidade Cristã

oekumene_web

O Ecumenismo, que deriva da palavra grega οἰκουμένη (“Todo o mundo habitado”), é o processo de busca pela unidade entre as igrejas cristãs. O Movimento Ecumênico se inicia no final do século XVIII, com os jovens cristãos se reunindo em associações. Em 1948 é fundado o Conselho Mundial das Igrejas Cristãs, em Amsterdã, sobre influencia de dois movimentos ecumênicos de origem protestante: Vida e Ação, Fé e Constituição. A Igreja Católica não participou desta fundação.

O Movimento Ecumênico na Igreja Católica começa com Papa Leão XIII em 1865, que recomenda, através do Breve Provid Matris, uma Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. Também alguns organismos começam a ser fundados, como os “Monges da União” e a revista Irenikon, fundados respectivamente pelo monge Lambert Beauduin. Já em 1962, a comissão preparatória do Concílio Vaticano II recebeu inúmeras propostas sobre a elaboração de um documento sobre o ecumenismo na Igreja Católica. Em 20 de Novembro de 1963, após a última votação, foi promulgado, pelo Beato Paulo VI, o decreto Unitatis Redintegratio sobre o ecumenismo. Após o concílio, O Secretariado para a Unidade dos Cristãos definiu normas e critérios para a atuação ecumênica dos católicos.

Hoje, no Brasil, o principal organismo ecumênico é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Fundado em 1982, tem como membros a Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil.

 

souc_nova

Semana de Oração Pela Unidade Cristã

Como dito acima, o Papa Leão XIII incentiva a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que é introduzida definitivamente pelo papa Bento XV. Em 1908, o Rev. Paul Wattson faz a primeira vivencia da Semana de Oração. Em 1963, o decreto Unitatis Redintegratio afirma a importância da oração pela unidade dos cristãos. Em 1966, a Comissão Fé e Ordem, do Conselho Mundial de Igrejas, e o Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos começão a preparação conjunta do material da Semana de Oração. E, em 2004 o acordo entre a Comissão Fé e Ordem e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos sobre a produção e publicação conjunta dos materiais da Semana de Oração é formalizado.

 

cartaz_com_as_logos

“Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move – Celebração do 500° Aniversário da Reforma”

Este é o tema da Semana de Oração da Unidade Cristã em 2017. Esse ano é celebrada os 500 anos da Reforma de Lutero, que culminou no nascimento das diversas Igrejas Protestantes no mundo. Aqui no Brasil ocorrerá entre os dias 28/05 à 03/06.

 

 

 

 

Deixe uma resposta