Retiro de carnaval

Retiro de carnaval

 

Do dia 24 de Fevereiro até o dia 01 de Março os 24 seminaristas de todas as casas de formação da Arquidiocese de Londrina  e o Pe. Alcides de Bastiani (diretor espiritual do seminário), Pe. Edivan Pedro dos Santos (Reitor do Propedêutico), Pe. José Luís Primão (Reitor da Filosofia) e Pe. Isaac Aguiar Luz (Reitor da Teologia) participaram do retiro que acontece no período do carnaval. Monsenhor Matthias Jacobus Andreas Ham, sacerdote diocesano da diocese de Ponto Grossa foi quem conduziu o retiro.

Durante o retiro o pregador orientou em uma linha de integração psico-espiritual, com base na Sagrada Escritura mas também analisando os entraves da pessoa humana: “muitas vezes queremos seguir a Jesus  Cristo e temos uma boa vontade,  realmente e genuinamente queremos viver a vocação, mas temos aspectos humanos que as vezes atrapalham, estes aspectos que abordamos estão falando  mais da vida emocional, das necessidades, das tentações que estão dentro da pessoa, e as vezes é mais importante tirar esses entraves,também chamados de nós, do que ficar falando de um ideal”.

mosenhor-matias-1024x681

Também no retiro pudemos perceber que psicologia é parte integral da formação, “os documentos da Igreja pedem cada vez mais que a Igreja nas fazes de formação, seja inicial ou permanente, usem as ciências humanas enquanto nos ajudam a viver melhor os valores evangélicos, então não é mais como décadas atrás, uma ameaça, não é necessário ter medo da psicologia integrada. A espiritualidade e psicologia se encontram sempre quando se trata de uma psicologia que procura também o aprofundamento da fé e não há distinção, separação, mas um complemento”.

Durante nesse retiro também aproveitamos para rezar por aqueles que durante o carnaval acabaram por optar por atitudes que muitas vezes não combinam com sua fé e também por aqueles que nesse tempo se reuniram para se encontrarem com Deus, fortalecendo a sua fé.

Saímos fortalecidos com a graça de Deus e cada vez mais conscientes que é na nossa humanidade, que Deus quer revelar a sua graça e amor a todas as pessoas.

Deixe uma resposta