Curso de Mariologia

Curso de Mariologia

postado em: Fotos, Notícias | 0

Como parte das atividades do Ano Nacional Mariano (2016-2017), foi realizado na Paróquia São Vicente de Paulo, durante os dias 25 a 27 de Outubro, um curso de Mariologia, realizado pelo Pe. Valdomiro Rodrigues da Silva, especialista na temática, com uma participação de cerca de 100 pessoas.

No primeiro dia do curso , o Padre explicou a partir de que bases estão fundadas os estudos da Igreja sobre Maria: Sagrada Escritura, Magistério da Igreja e Tradição, retomando passagens do Antigo e Novo Testamento, e documentos da Igreja como a Lumen Gentium (1964) e a Marialis Cultus (1974).

A partir do Evangelho de São João, o Padre Valdomiro destacou que Maria é a “Mulher da Obediência, indo a Jesus para a realização do Milagre das Bodas de Caná” e destacando o papel dela como Intercessora e acrescentando que “Ela é igual aos santos, mas é predileta por ser a Mãe do Salvador”.

No segundo dia de curso, foi trabalhado os quatro Dogmas Marianos, da Maternidade Divina (431); da Virgindade Perpétua (649); da Imaculada Conceição (1854) e da Assunção (1950), ressaltando o papel da Fé do Povo de Deus, sendo que a Igreja aprofunda aquilo que o povo tem devoção, e que os Dogmas Marianos “Concentram a glória de Deus que brilha na Mãe de Jesus” e mostrando também que “Se em Maria, Deus pode realizar seu projeto, também em nós isso poderá acontecer.

No último dia, abordou a questão das aparições marianas, ressaltado os critérios que a Igreja tem em relação a veracidade das aparições, sendo que nos últimos 200 anos, só 10 aparições foram consideradas dignas de crédito, após uma aprofundada investigação. O Pe. Valdomiro ressaltou que Maria aparece ao povo de Deus “Para auxiliar, ajudar, exortar e converter”.

Após esta explicação, o Padre respondeu uma série de questões, sobre o Rosário, tratados de Santos sobre Nossa Senhora, entre outras dúvidas dos participantes.

Texto: Sem. Brayan Ávila

Fotos: Sem. Bruno Seben e Marcelo Aparecido

Deixe uma resposta